segunda-feira, janeiro 01, 2007

Tentei reunir alguma informação do ano que chega ao fim e fazer um apanhado de alguns dos assuntos mais falados. Very Happy


Vamos a isto:





Pinto da Costa





Quem ainda não ouviu falar sobre isto?


Dez edições em apenas um mês!!!!!!!!


O livro de Carolina Salgado, Eu, Carolina deu um novo fôlego à polémica em que tem estado envolvido o processo Apito Dourado. Em plena fase da instrução de um inquérito-crime que já conta com 17 mil páginas e 27 arguidos, o livro da ex-namorada de Pinto da Costa denuncia alegadas situações de corrupção desportiva, evasão fiscal, agressões e fugas à justiça visando o presidente do FC Porto.


O Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, acabou por nomear Maria José Morgado para coordenar uma equipa que vai investigar as 81 certidões retiradas de um processo em que são arguidos, entre outros, Valentim Loureiro, José Luís Oliveira e Pinto de Sousa.


Não sei se já leram este livro?


Gostava de saber as vossas opiniões sobre isto, se acham que ela foi uma “cabra” ou se está a “jogar” bem.





Dino





O acidente trágico e fatal de Francisco Adam mudou a vida dos “putos” portugueses.


Muitos ouviram falar da morte pela primeira vez e sentiram a perda de um ídolo.


O herói da série juvenil Morangos com Açúcar morreu aos 22 anos, ao volante de um Renault Clio, quando saía de uma sessão de autógrafos em Alcochete.


O funeral, a 18 de Abril, movimentou milhares de jovens. A emissão em directo foi vista por 1,7milhões de pessoas!!!!


Blogues, clubes de fãs e fóruns de conversação na Internet entupiram durante várias horas com mensagens de apoio.


Ninguém previa o que os exames médicos revelaram um mês depois: na madrugada do acidente, Dino tinha consumido cocaína.





Banca


Depois da primeira parte em 2005, a Procuradoria-geral adjunta Cândida Almeida colocou na rua a segunda fase da operação Furacão.


As 15 buscas decorreram entre finais de Novembro e Dezembro, com a rede do Ministério Público a tentar apanhar indícios de fraude fiscal e branqueamento de capitais a partir de dezenas de contas do BES, BPN, BCP e Finibanco (os primeiros alvos da investigação).


Mota-Engil, Zagope, MonteAdriano, Delta, Deloitte e Estaleiros de Viana do Castelo foram apenas algumas das empresas alvo de busca e que deverão entrar numa extensa lista que já conta com 26 arguidos, veremos em 2007.





Serial Killer





António Costa era o suspeito menos provável.


Antigo militar da GNR e católico devoto, era um rosto conhecido de todos.


Talvez por isso, a sua detenção, no fim de Junho, tenha surpreendido Santa Comba Dão.


O homem pacato e prestável era, afinal, suspeito de ser um homicida em série, responsável pela morte de três raparigas, suas vizinhas. Isabel, de 17 anos, vista pela última vez em Maio de 2005. Mariana, de 18, desaparecida desde Novembro de 2005. E Joana, de 17, morta em Maio deste ano.


Dois corpos foram encontrados em barragens perto de Santa Comba Dão. O outro cadáver apareceu na praia, perto da Figueira da Foz, onde o ex-cabo da GNR tinha uma casa.


O processo está na fase final de investigação.








Selos Polémicos





Começou a coleccionar selos aos 8 anos e aos 50 fundou a Afinsa, uma empresa que ganharia reputação junto dos coleccionadores.


Tudo correu bem enquanto se dedicou apenas à compra e venda de peças filatélicas, mas há alguns anos lançou produtos de poupança que fugiam ao controlo de qualquer autoridade financeira.


No dia 9 de Maio, Albertino Figueiredo, de 75 anos, condecorado em 2000 por Jorge Sampaio, foi detido numa operação das autoridades espanholas, que suspeitam de vários crimes, entre os quais branqueamento de capitais e falsificação de documentos. Em Junho saiu em liberdade condicional. E em Dezembro a Afinsa apresentou um plano de viabilidade para ressarcir os 12 mil clientes afectados pela alegada burla.








Fidel





Fidel Castro teve o poder absoluto em Cuba durante 47 anos.


A 31 de Julho, um cancro intestinal obrigou-o a transferir o poder para o irmão Raul.


As celebrações dos 80 anos do ditador, a 13 de Agosto, foram adiadas para coincidir com o 50.0 aniversário da revolução cubana, a 2 de Dezembro, e para permitir a sua recuperação a tempo de estar presente.


Mas quando o fogo-de-artifício rebentou sobre o porto de Havana, Fidel viu a cerimónia pela televisão.


Oficialmente, a sua saúde está a melhorar. O Governo dos Estados Unidos acredita que ele estará em estado terminal.








As viagens de Branson ao espaço


A Virgin Galactic, empresa do milionário britânico Sir Richard Branson, lançou no dia 29 de Setembro um programa de viagens turísticas ao espaço.


Cada bilhete custa cerca de 160 mil euros e a primeira viagem está programada para 2009.


Já se inscreveram 200 pessoas. O patrão da Virgin também apresentou o interior da nave Space Ship Two, com poltronas futuristas do designer francês Philippe Starck.


O aparelho levará seis turistas e dois pilotos e alcançará 120 quilómetros de altitude.


A NASA também anunciou que vai construir uma base na Lua.


Não restam dúvidas que futuramente vai ser possível ir ao espaço como agora vamos a Londres!!!!





A OPA do BCP sobre o BPI


O mercado recebeu com surpresa, no dia 13 de Março, a notícia de que o Millennium bcp pretendia comprar a totalidade do capital do BPI.


Na tarde dessa segunda-feira, Paulo Teixeira Pinto oficializou a OPA, em conferência de imprensa no Porto, oferecendo 4,3 mil milhões de euros pelo banco liderado por Fernando Ulrich.


O BPI preocupou-se em reunir o apoio dos seus maiores accionistas, como o La Caixa RF e o Banco Itaú, e criticou o BCP.


O fundador do BPI, Artur Santos Silva, chegou mesmo a insinuar que a instituição de Paulo Teixeira Pinto não era bem gerida.


Só em 2007 se conhecerá o resultado da OPA.





A loucura de Tom Cruise


Em 12 meses, Tom Cruise conseguiu abalar uma carreira de 25 anos.


Pior: é o actor mais odiado dos EUA, segundo uma sondagem recente.


Aos 44 anos, foi despedido da Paramount Pictures, tornou-se uma anedota ambulante depois de ter desatado aos pulos no sofá do programa de Oprah Winfrey e o seu filme Missão Impossível III ter sido um fracasso.


Nem o nascimento da filha Suri a 18 de Abril, salvou o ano.


Só mostrou a bebé aos 4 meses, o que lhe valeu uma série de críticas.


Em Novembro, casou-se com Katie Holmes, mas as polémicas à volta da Igreja da Cientologia, a que pertence, só lhe deram má imprensa.


Melhor ano para ti Tom.








O negócio milionário do YouTube


Isto é fantástico!!!


Começou por ser um negocio de garagem, como outros nascidos em Silicon Valley, nos Estados Unidos.


Mas em pouco mais de um ano o YouTube, o sítio que todos nós conhecemos de partilha de vídeos na Internet, que mostra desde cenas escandalosas de celebridades a brincadeiras caseiras tornou-se um fenómeno de popularidade planetário.


Criado com meia dúzia de dólares em Fevereiro de 2005 por dois amigos, Steve Chen (28 anos) e Chad Hurley (29 anos), o YouTube acabaria por ser comprado em Outubro deste ano pelo Google por 1,65 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros).


Porque não me lembrei disto antes LLooLLL








A guerra 1 no Iraque e a forca de Saddam


Quanto a este assunto também não muito a acrescentar mas...


O ex-ditador iraquiano foi condenado à morte por enforcamento pelo massacre de 148 pessoas na cidade xiita de Dujail.


Impecável num fato azul-escuro, camisa branca e com o Corão na mão direita, Saddam Hussein gritou vivas ao Iraque e ao povo iraquiano enquanto a sentença era lida, a 5 de Novembro.


Quando a condenação foi divulgada, houve festejos por todo o país mas o Iraque continua à beira da guerra civil.


Os EUA já perderam quase três mil homens desde a invasão e George W. Bush procura uma nova estratégia para o conflito, que pode passar por algumas das recomendações da Comissão Baker.


Como sabemos o Saddam foi-se hoje “embora”.


E muito grave, desde que começou a guerra no Iraque, já morreram mais soldados americanos em número do que vitimas do 11 de Setembro nas torres gémeas. Dá que pensar.





O incrível regresso de José Cid





Não foi mentira: no dia 1 de Abril, José Cid esgotou o cabaré Maxime, em Lisboa, e voltou à merecida ribalta com um novo fôlego de popularidade.


O artista, que se auto proclama como "a mãe do rock português" e "velha prostituta cantora", voltou aos tops de vendas, fez dezenas de espectáculos e deu variadíssimas entrevistas.


Não se pode queixar deste ano LLooLLL.








A luta de Sócrates contra os privilégios


"Trabalhar até morrer”, “isto assim não pode ser" foi o slôgane da maior manifestação que a CGTP conseguiu organizar em quase duas décadas, em Lisboa a 12 de Outubro, com 80 mil pessoas segundo a central sindical, 60 mil segundo a PSP.


Foi o culminar de uma série de protestos de descontentes avulsos. Professores, médicos, militares, polícias, em duas palavras, funcionários públicos, para quem o aumento da idade da reforma para 65 anos seria talvez o maior dos motivos de queixa, mas não o único.


Houve inúmeros e variados privilégios sociais cortados, com José Sócrates a usar, no fundo, o mesmo argumento que a rua, o "isto assim não pode ser" porque não cabe no orçamento.


Ai Sócrates, vamos lá ver este ano.








Os jackpots do Euromilhões





Nunca um jogo mobilizou tanta gente como este. A apresentadora Marisa Cruz já anunciou 14 milionários portugueses, que somam uma fortuna de 268 milhões de euros.


Um pouco por todo o País, há filas intermináveis para fazer apostas e consultam-se videntes para saber os números da sorte, é o top da loucura, porque é mesmo uma questão de sorte: a probabilidade de ganhar o prémio é de 1 em 76 milhões, seis vezes mais difícil que o Totoloto.


Mas esta febre tem outros números: 18 milhões de receitas semanais, 39 milhões de euros atribuídos em prémios e um crescimento de 51% de pessoas que jogam todas as semanas.





As conquistas de Mariza





A nova diva do fado português teve vários êxitos este ano.


Mariza foi nomeada para os prémios World Music 2006, da BBC Radio 3, pela terceira vez na sua carreira.


Deu um concerto a solo no mítico Royal AlbertHalL em Londres.


E também actuou na Ópera de Sidney na Austrália.


Fez ainda uma digressão mundial, incluindo várias actuações no Oriente. No fim do ano, lançou um DVD ao vivo, que inclui um dos seus concertos mais aclamados, na Torre de Belém, em Lisboa. No estrangeiro, não é tão conhecida como Figo mas anda lá perto.


Parabéns rapariga.








Os livros dos derrotados Carrilho e Santana





Manuel Maria Carrilho e Pedro Santana Lopes têm pouco em comum. Mas este ano ambos editaram livros a justificar as respectivas frustrações: Carrilho, derrotado nas eleições autárquicas em Lisboa, publicou Sob o Signo da Verdade, onde culpou jornalistas e agências de comunicação pelo seu mau resultado; e Santana Lopes escreveu 2004: Percepções e Realidade, cujas páginas denunciam uma alegada confluência de interesses -com Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa à cabeça que contribuiu para o Presidente Jorge Sampaio dissolver o Parlamento.


LooLLL, embora digo-vos, eu adoro o Santana, por mim era primeiro ministro.








A despromoção de Plutão


A 24 de Agosto, a União Astronómica Internacional decidiu que Plutão deixa de ser planeta.


De acordo com as novas regras, aquele corpo do sistema solar passa a estar incluído na categoria dos "planetas anões", onde estão Caronte, Ceres e Xena, corpos celestes recentemente descobertos.


Como prémio de consolação que reconhece a importância do despromovido, os astrónomos decidiram que esta nova categoria poderá toda ser designada como Plutões. Assim, os planetas passaram a ser oficialmente apenas oito: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.


Adeus Plutão!!!!





A OPA de Paulo e Belmiro de Azevedo


O rumor começou a circular ao fim da tarde e espalhou-se rapidamente, criando a confusão na administração à Portugal Telecom. No dia seguinte, 7 de Fevereiro, às 171130, no hotel Ritz, em Lisboa, Belmiro de Azevedo e o filho Paulo anunciaram numa conferência de imprensa o negócio do ano: a Sonaecom ia lançar uma oferta pública de aquisição sobre a PT e a PT Multimedia, no valor de 12 mil milhões de euros. O então presidente à PT, Miguel Horta e Costa, apressou-se a dizer que a OPA era "hostil".


No mês seguinte seria substituído por Henrique Granadeiro, que conseguiu o apoio do núcleo duro dos accionistas e estabeleceu um plano de contra-ataque. 0 desfecho da OPA só será conhecido em 2007.





As confusões de Veiga e João Pinto





José Veiga foi detido pela P J e o tribunal manteve-o em liberdade com uma caução de 500 mil euros. Arguido pelos crimes de burla qualificada e abuso de confiança, o ex-director-geral do Benfica fez sucessivos desmentidos públicos de que tivesse praticado algum crime, em 2000, no processo de transferência do jogador João Pinto para o Sporting.


O processo terá desenvolvimentos em 2007, esclarecendo-se finalmente o que é que se passou com os 4,1 milhões de euros que supostamente constavam de um contrato paralelo que regulava os direitos de imagem de João Pinto.


Opiniões??





O dinheiro de Bill Gates em Portugal





Foi numa curta viagem que Bill Gates veio a Lisboa no fim de Janeiro. Durante dois dias, o homem mais rico do mundo mereceu honras de Estado e recebeu de Jorge Sampaio a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.


O fundador da Microsoft, de 50 anos, assinou um protocolo com o Governo com o objectivo de dar formação a um milhão de portugueses em cinco anos, e ainda teve tempo para dar uma aula sobre o futuro da Internet no Pavilhão do Conhecimento, juntamente com Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Encerrou a sua visitam i companhia de José Sócrates anunciando 18 projectos de colaboração da Microsoft com o Plano Tecnológico do Executivo.





A polémica sobre o aborto


(Sobre este assunto não haverá muito mais a dizer depois do bom debate que já tivémos aqui mas fica sempre bem lembrar)


A 29 de Novembro, como sabemos o Presidente da República Cavaco Silva anunciou a marcação do referendo ao aborto para 11 de Fevereiro de 2007.


Nessa altura, o debate já estava a 100 à hora. Os movimento do "sim" e do "não" começaram a tomar forma no fim do ano, com os partidos em posição recuada.


José Sócrates, depois de lançar a campanha socialista pelo "sim" ainda antes da marcação oficial do referendo e de ter sido criticado por isso, manteve-se mais discreto.





A ameaça nuclear





Este assunto preocupa-me e muito.


A 9 de Outubro, um dia depois do nono aniversário da tomada de posse de


Kim Jong II como secretário-geral do Partido Nacional dos Trabalhadores, a Coreia do Norte anunciou a realização de um teste nuclear subterrâneo.


A 6399 km de distância, em Teerão, o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad ameaçou responder às eventuais sanções da ONU por causa do programa nuclear do seu país, ao mesmo tempo que acelerava o enriquecimento de urânio que lhe permitirá construir a bomba atómica.


Infelizmente a Coreia do Norte ainda trará muitas supresas para todos nós digo eu. Rolling Eyes








O Mundial de Portugal





Luiz Felipe Scolari saiu do Mundial da Alemanha com dois prémios no bolso: o de ter conquistado o 4.0 lugar, a segunda melhor classificação de sempre para Portugal, e o respeito dos adeptos de todo o planeta, que elegeram a Selecção Nacional como a equipa mais empolgante da prova. Felipão tem de agradecer a Figo e a Cristiano Ronaldo. O capitão, de


33 anos, que anunciou a retirada da Selecção, jogou todos os jogos (531


minutos) e fez três passes para golo.


Ronaldo marcou um golo, rematou 21 vezes à baliza e pôs os adversários


loucos com as suas fintas.


Foi lindo este mundial embora roubados pelso avecs mas enfim.








O novo (e pobre) Super-Homem





É um pássaro? É um avião? Não... é apenas um péssimo actor. Brandon Routh sucedeu a Christopher Reeve como o novo Super-Homem.


O filme catapultou-o para a fama. Arrecadou 40 milhões de euros no fim-de-semana de estreia nos Estados Unidos, mas os executivos dos estúdios da Warner, que produziu o filme, esperavam mais.


Apesar da desilusão, já está a ser preparada uma nova aventura do super-herói infelizmente, com Brandon Routh, pelo menos é a opinião geral, eu até gostei do filme.





A luta entre Cavaco e Soares





No dia 22 de Janeiro, dez anos depois de ter sido derrotado por Jorge Sampaio nas eleições presidenciais, Cavaco Silva regressou ao poder. Na noite da vitória, apareceu de mão dada com a mulher na varanda do Centro Cultural de Belém e prometeu praticar a cooperação estratégica com o Governo socialista.


Ganhou as presidenciais à primeira volta por uma escassa margem (50,6%)


depois de uma batalha com o seu adversário de sempre, Mário Soares.


O antigo Presidente nem conseguiu o segundo lugar, ficando atrás do seu amigo Manuel Alegre.


Eu preferia o poeta na assembleia.





Nobel da Paz


Esta é curta e não tenho comentários.


Nelson Mandela, detentor do prémio Nobel da paz chamou “Irmão” ao maior terrorista existente Bin Laden em praça publica e repetiu o dito.


Não sei se vocês ouviram nos noticiarios? Eu fiquei parvo!! Shocked Shocked








Vamos ver o que este ano nos trará. Cool


Espero que a humanidade caminhe no bom sentido.


Haverá muito mais por dizer de 2006 mas ficam aqui alguns assuntos mais polémicos que tentei reunir.


Comentem aqueles que vos interessarem ou deem a vossa opinião geral deste ano que chega ao fim. Wink

1 comentário:

Anónimo disse...

pois pois 2006 foi 1 ano de mt mer..........komo se dix mas pronts vamos deixar 2006 pa tras...i malta vamos mas e curtir 2007......looooool.ehheheehehehheehehehehe.